O verão no Brasil é uma estação quente e chuvosa que rapidamente associamos à praia, à piscina e a cachoeiras, além disso conta com a presença do Carnaval. Também, o verão traz consigo muitas dúvidas referentes à alimentação, uma vez que é comum não sentirmos muita fome nessa estação, por isso nos perguntamos constantemente: o que comer no verão?
Continue lendo para descobrir quais são as melhores opções nessa estação tão marcante!
Por que não sentimos tanta fome no verão?
Pode não parecer, mas o nosso corpo gasta muita energia para manter a temperatura corporal estável. Nós, seres humanos, somos animais endotérmicos, ou seja, ao contrário de lagartos, nós não precisamos permanecer longos períodos sob o sol para que elevemos a nossa temperatura corporal.
O nosso próprio metabolismo realiza essa tarefa por nós, e como o verão é uma estação muito quente, o gasto energético com essa atividade é menor e por isso precisamos consumir menos calorias. O que, por outro lado, não ocorre no inverno, posto que temos o processo inverso.
Contudo, tenha cuidado: como no verão gastamos menos energia para manter a temperatura corporal estável, se nos alimentarmos em excesso, teremos um risco maior de ter um ganho de peso indesejado, além, é claro, dos riscos aumentados de desidratação nessa estação, caso o consumo de água seja insuficiente.
O que você precisa saber sobre os melhores alimentos para o verão?
Em dias quentes é preciso ter uma dieta balanceada, composta por alimentos pobres em calorias e ricos em água. Confira os exemplos a seguir:
Melancia
É composta por 90% de água, sendo uma fruta altamente hidratante, além de ser riquíssima em vitaminas A e C. Mas atenção: é preciso estar consciente do tamanho da porção a ser ingerida! As calorias da fruta provêm, principalmente, de açúcares que compõem a melancia, como a frutose, o que pode causar um elevado aumento no nível de açúcar do corpo.
Photo by Moshe Silberberg on Unsplash
Pepino
É um alimento rico em água e que contém poucas calorias. E o melhor: ele contém erepsina, um aminoácido que promove o bom funcionamento do intestino, e melhora a digestão, o que é muito importante no verão. Além disso, é fonte de vitamina C, que ajuda a proteger a pele dos raios solares ultravioleta. Mas caso o pepino seja consumido com as sementes e em excesso pode ocasionar a perda excessiva de líquidos, levando a desidratação, isso porque suas sementes são ricas em cucurbitina – um agente com altas propriedades diuréticas.
Photo by Natalie Rhea on Unsplash
Limão
Assim como o pepino, auxilia na digestão e é fonte de vitamina C, ferro, cobre e outra boa fonte de eletrólitos. Os malefícios do consumo excessivo de limão estão relacionados ao risco de efeito desmineralizador, fazendo com que o efeito detox seja tão forte que passe a eliminar nutrientes e minerais necessários, não apenas as toxinas, além de prejuízo para o sistema gástrico do indivíduo, aumentando chances de problemas estomacais e de digestão.
Como usar os alimentos do verão para empreender?
Com o post de hoje, você deve ter notado que os melhores alimentos no verão são leves, com poucas calorias e ricos em nutrientes e água. Sendo assim, você pode inovar usando os ingredientes citados e outros para a produção de sorvetes, sucos, vitaminas, chup-chup, saladas, dentre outros e mostrar ao consumidor a importância do consumo dos produtos vendidos por você com os argumentos presentes ao longo desse post. Incrível, não?
Se gostou desse post, não deixe de seguir a nossa página no Instagram @farmaciajr, onde postamos notícias, curiosidades e fatos importantes sobre o universo dos alimentos!
Comments